Liquidificador – agora sem trema =)

Patriotismo demais

Posted in brésil by dabidomo on 23 de February de 2008

Acabei de ler uma entrevista , do ano passado, com um dos descobridores da AIDS, o virologista Robert Gallo. O tema da entrevista, é sobre, a vacina que Gallo está criando e que já foram feitos alguns teste em animais com resultados positivos. Notícia boa, mas a má é que ainda falta muito pra essa vacina começar a ser testada em seres humanos, talvez em 2009 se os resultados nos animais forem satisfatórios. Bom, na verdade, eu não vim aqui pra escrever sobre a cura da AIDS e sim sobre o patriotismo, afinal acho que um dos povos mais patriotas no mundo é o Brasil. Mas tbm tem patriotismo americano, onde a maioria das casas no subúrbio ostenta uma bandeira americana. O patriotismo japonês, onde os japoneses daqui se acham o maior e melhor país da Ásia, esquecendo que a China está se tornando um país mais rico que o Japão, que as empresas da Korea do Sul dispõem de tecnologia tão boa qto as daqui, ou que Cingapura é uma cidade-estado muito mais limpa e organizada que qualquer metrópole que temos por aqui. E finalmente , o patriotismo brasileiro, que acredite ou não, existe até uma lista com “itens de orgulho nacional”. A entrevista da Folha com o Sr. Gallo começou cutucando a ferida dos patriotas brasucas, que acreditam que o programa de combate a Aids no Brasil é referência mundial. Gallo negou que pense da mesma forma, e afirmou que isso é obrigação de qualquer país, cuidar de seus doentes e ainda questionou : _O Brasil é modelo pra quem???

Aqui no Japão, tenho um conhecido que se descobriu positivo a alguns anos, ele mora aqui em Nagoya, e mesmo sendo estrangeiro, teve os mesmos direitos que um cidadão japonês. Os benefícios que o governo dá pra quem se descobre positivo são vários. Acesso privilegiado a moradia barata ( o DANCHI ), tratamento total e gratuito, isenção de impostos, isenção e descontos de transporte urbano, descontos na compra de carros e fora, um salário depositado mensalmente. Convenhamos, ISSO É UM MODELO no tratamento.

Mas aí, no final da entrevista a Folha disponibiliza o livre comentário dos leitores, e para minha nada surpresa, a maioria crucificou o Gallo. Dizendo: quem é ele pra dizer que o Brasil não é modelo; que o Brasil tinha que se vingar esfregando uma futura cura da doença na cara do Gallo; que Gallo é um ladrão e impostor. Resumindo, todos estava “pé da vida” com o cientista.

A realidade: sim, o Brasil é um modelo entre os países em desenvolvimento. Mas lembre-se que o Brasil só proporciona o tratamento ( até onde eu sei ) e que a alguns anos atrás era difícil conseguir os medicamentos no país. Mas acredito que hoje em dia, “o modelo” proporciona remédio a todos.

Outra realidade: O Brasil está longe de saber tratar e respeitar seus pacientes, se comparados com o Japão.

Isso tudo me fez pensar sobre o tal patriotismo. Talvez oque venho dizer aqui, incomode muita gente , mas eu acho esse lance de patriotismo brasileiro uma grande hipocrisia . Todo esse orgulho é idiota, pois o Brasil está na merda, com políticos corruptos, uma CPI atrás da outra, escândalos, poucos acusados, falta de segurança, poucas oportunidades, serviço público péssimo. Lógico que esse país tem muita coisas boas, a começar pelos brasileiros, mas por que, os brasileiros não se preocupam com a política como se preocupam com samba e futebol? Aposto que se perguntarem na rua, a escalação da seleção, qualquer um responde, os mais ativos até opinam no trabalho do técnico, dizendo pra qual posição fulano jogaria melhor ou pra onde beltrano deveria ir. Mas quando perguntam em qual deputado votou na última eleição, ou se está acompanhando o trabalho do seu vereador, todos farão cara de : HUMMMM!!! Vergonhoso !!! Eu como brasileiro, posso dizer isso sim, e garanto que nas proximas eleições pra presidente vou fazer valer meu voto e mostrar minha indignação com a política desse país , que apesar de tudo eu amo, mas me ENVERGONHO! A única coisa de que tenho orgulho , é do departamento de marketing e publicidade do governo brasileiro, esse sim funciona.

Tagged with: , , ,

Leave a Reply

