Liquidificador – agora sem trema =)

Curriculum Vitae, CV, Résumé

Posted in dia a dia, oz, web sites by dabidomo on 8 de January de 2009

job-wantedRecebi a permissão pra trabalhar esse mês. Já estava me acostumando com a minha vida de Desperate Housewife…rs. 

Enfim, estou mais do que contente em receber essa permissão. Estou com medo, nervoso e meio despreparado, acredito. Esses 4 anos de trabalho em fábrica fez que minhas habilidades ( skills ) fossem deixadas de lado. 

Pra ser sincero, ontem foi a primeira vez que fiz um currículo de serviço. Aqui dá-se o nome de CV, abreviação para Curriculum Vitae ou résumé do Francês. Depois de pesquisar muito, consegui fazer um que ficou até bonitinho. Lógico que dei uma maquiada pra deixar ele mais interessante e atrativo. 

Résumé na mão, é hora de procurar serviço. Alguns anos atrás, a melhor maneira de se procurar serviço seria pelo jornal ou batendo de porta em porta. Mas graças a Santa Web,  hoje as coisas mudaram, e bater perna ou procurar no jornal é perda de tempo. Nada caminha mais rápido que a INTERNET. E o melhor site pra se procurar empregos na Austrália é o seek.com.au . Prático, rápido e cheio de oportunidades.  

A área que estou procurando serviço é hospitality & tourism , a mesma área que pretendo me formar. Serviços como kitchen hand, barista, porter, room attendant, waiter são prioridade. Serviços como esses tem aos montes aqui na Austrália, e espero conseguir um logo. Ontem mesmo, depois de terminar meu currículo, estava pronto para enviá-lo para 4 vagas que vi no seek.com quando vi a opção que além de résumé, poderia mandar também uma tal de cover letter. Caralho, oque é cover letter? Vamos para google dinovo , e para meu espanto essa tal de cover letter é algo muito comum por aqui quando se  registra para alguma vaga de serviço. 

Cover Letter é uma carta que o candidato escreve para o recrutador, à parte do résumé, na qual ele ressalta suas habilidades, explicando o porquê ele é o mais indicado para aquela vaga. Resumindo, você faz o seu comercial naquele pedaço de papel. Claro que tudo muito sútil, sem querer parecer esnobe.  

Bom, além do résumé, ontem enviei mais 4 cover letters. Agora é esperar para seguir para o próximo passo, a entrevista.

Tagged with: , , ,

Leave a Reply

