Liquidificador – agora sem trema =)

Responsável por servir álcool – RSA

Posted in dia a dia, oz by dabidomo on 17 de January de 2009

É incrível ver a autonomia que os estados tem aqui na Austrália. Assim como na América, aqui na Austrália cada estado tem suas próprias leis. As leis de Victoria são diferentes das leis de New South Wales, que são diferentes das leis de Queensland e por aí vai. 

Não tenho certeza, mas a impressão que passa nesse tipo de governo é que o cidadão é mais bem assistido. E as coisas parecem funcionar com mais eficiência. Ao contrário do Brasil, onde tudo parece que caminha a passos de formiga e sem vontade. 

Bom, mas voltando ao tópico, a venda de bebida alcoólica na Austrália é feita só por estabelecimentos licenciados ( até aí normal ). Mas além da licença que toda adega, restaurante, bar ou pub tem que ter para vender, a pessoa que entrega a bebida também tem que ter uma licença, conhecida como RSA – Responsible Service of Alcohol.  Todo funcionário que serve ao cliente bebida, incluindo waiters e bartenders tem que ter essa licença. Se não tiver, é multa para o funcionário e para o estabelecimento.  

O curso varia de estado para estado, mas o princípio é o mesmo : fiscalizar e fornecer bebidas com segurança evitando consumo excessivo de álcool. Nào é só vender e pronto. O funcionário tem que ter cuidado de não entregar bebida para menores e pessoa que já estão bêbadas. Esse certificado ajuda na hora de procurar serviço na área de hospitality & tourism ( restaurante, pub, café, hotel ).

Hoje fiz o curso, que tem 6 horas de duração e pode ser feito em 1 dia. Por saber que ia rolar um teste no final do curso, não tem como não ficar nervoso. Mas tudo correu bem e já estou com o certificado em mãos.  Semana que vem vou fazer um curso pra barista e se tudo der certo daqui 2 semanas já estou trabalhando. 

Ontem fui dar entrada no Medicare ( sistema universal de Saúde ) e no Tax File Number ( CPF ) . Sem o Medicare, uma emergência no hospital pode sair por AU$100 e uma internação AU$2800/dia.  Pra quem tem visto de estudante a única opção é seguro de saúde privado.  Até esse mês ainda estou coberto pelo meu plano privado MBF , depois disso Medicare. Agora, sem o tax file number, o governo pode descontar 46% do seu salário. Imagina, vc trabalha 8 horas e 4 horas é só pra pagar imposto. Assim não dá né? Bom, no final das contas, parece que as coisas estão caminhando.  E ver pra crer!!!

 

Au revoir!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: