Liquidificador – agora sem trema =)

Transporte Urbano em Sydney

Posted in oz, web sites by dabidomo on 25 de February de 2009

picture-1Apesar de carregar o status de maior cidade da Austrália, o transporte público de Sydney deixa a desejar (de todos os lugares que já conheci, o metrô de Shanghai ganha em todos os quesitos: eficiência, malha ferroviária, limpeza). O metro mesmo, aquele que fica embaixo da terra, são apenas 25 km. O resto de toda malha é sobre a superfície. As estações na região central são quase seculares e conservadas, mas os trens são um descuido só. Grande parte dos trens é velha ( já ouvi dizer que NY é assim tbm) . Por dentro o vandalismo reina: sujeira, pixações, mau cheiro. Ontem entrei em um vagão de trem onde o ar condicionado estava quebrado ( tbm já ouvi dizer que o metro de Paris não tem ar condicionado ..lol). Acredita? Um puta calor lá dentro! Para uma cidade como Sydney o metro deixa a desejar. Em Sydney tem também um Monorail que circula por boa parte do Centro. É mais um transporte pra turista do que pra quem vive aqui, pois a viagem nesse monorail sai por $4 ou mais. O bonde (usado bastante em Melbourne) foi extinto de Sydney em 1961, mas em 1997 resolveram ressucitar um trecho de 7 km com 14 estações. Nunca vi muita gente entrando nesses bondes, pra ser sincero eu mesmo nunca entrei.

Pra compensar essas falhas no transporte urbano, os ônibus de Sydney  lotam as ruas e te levam pra onde você quiser. Grande parte da frota de ônibus é nova, mas isso não livra você de vez em quando pegar um ônibus com mais de 30 anos , reformado, sem ar condicionado e com freios a ar . A tarifa de ônibus pode variar entre  $1.90 até $6.10 dependendo da distância . Não existe cobrador e na maioria dos ônibus, o pagamento é feito direto para ao motorista em dinheiro ou cartão, com exceção dos ônibus expressos nos quais só é aceito cartão (os ônibus expressos tem letras enormes dizendo PREPAID ONLY ). Eu aconselho o uso do cartão pois facilita a vida do motorista e as dos passageiros agilizando a viagem. Existem vários tipos de cartão, mas o melhor custo benefício é o Travel Ten $15. Vendido em todas News Agency, 7-Eleven e lojas de conviniência que tiverem a bandeirinha roxa aí de cima. 

Bom, eu escrevi tudo isso só pra falar que tem gente ainda que faz sinal para o ônibus expresso parar, demora horas pra desmontar o carrinho do bebê, embarca e joga o dinheiro na mão do motorista. O motorista diz que só aceita cartão e a dita cuja tem que descer do ônibus. E nisso já se foram bons minutos.

Portanto, quem vem pra Sydney esteja atento aos ônibus. Existem aqueles que só aceitam cartão. Compre um Travel Ten e se tiver alguma dúvida de quantas vezes colocar o cartão na máquina, pergunte ao motorista. Mas pelo amor de Deus, não pare o ônibus expresso ( sim aqueles com letras bem grandes PREPAID ONLY ) e tente pagar com dinheiro. 

Aqui vão uns links de transporte urbano em Sydney. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: