Liquidificador – agora sem trema =)

Trade Movie

Posted in septième art by dabidomo on 12 de August de 2009

Acabei de chegar do cinema e estou morrendo de sono, mas não consigo esperar até amanhã pra poder fazer meu review sobre esse filme, Trade. O filme estreou dia 28 de setembro de 2007, quase 2 anos atrás. E cá estou, 2 horas depois ainda em choque.

Adriana(Paulina Gaitan), uma garota de 13 anos é raptada por traficantes sexuais na Cidade do México, onde mora com sua família. Seu irmão mais velho – Jorge (Cesar Ramos) – parte em busca do paradeiro da garota. Durante sua busca ele conhece Ray ( Kevin Kline ) olicial do Texas que também perdeu a família para o tráfico sexual, que se une ao garoto em sua jornada. Adriana é obrigada a cruzar a fronteira junto com outras vítimas da mesma guangue criminosa . Uma dessas outras  vítimas é Verônica (Alicja Bachleda) , uma garota polonesa que sonhava em morar no EUA e que se torna a única amiga de Adriana. Juntas elas atravessam a fronteira rumo a Nova Jersey onde serão leiloadas pela internet. Jorge e Ray buscam juntos pelo sequestrador e tentam resgatar a garota antes que ela seja leiloada e se perca nesse caminho sem volta. Durante todo o trajeto ela sofrem humilhação, passam por momentos de terror e medo.

Todo mundo sabe que o tráfico humano existe, seja para a venda de orgãos no mercado negro ou para fins sexuais. Mas daí ver que isso tudo pode estar acontecendo debaixo do nosso nariz, fiquei perplexo.

Quando li o review desse filme em uma revista, achei que fosse encontrar cenas fortes de estupro e exposição da situação em si, das quais facilmente nos chocamos porém, não foi com isso que me surpreendi. Lógico que as cenas de estupro existem mas estas não impressionam tanto quanto a frieza desse traficantes de gente. Na minha opinião Paulina Gaitan mandou muito bem, mas o destque é pra Alicja Bachleda.

Eu nunca fui de criticar os pedófilos como eu vejo muito gente fazendo. Apenas julgava-os doentes mentais, carentes, problemáticos. Mas esse filme  me cutucou profundamente e fez brotar  sentimentos de raiva contra esse tipo de gente. E o pior que parece  que pouca coisa é feita contra esse tipo de tráfico.

O filme acaba com essa frase :

_”we’re no finding victim because we’re not looking for then”

Outra frase que marcou foi da Verônica antes de pular do precipício:

“_ I”ll make sure you”ll pay for it ”

Definitivamente, Trade foi um dos melhores filmes que eu vi em 2009.

Curisodidades sobre o filme:

-5% da renda obtida na primeira semana de exibição do filme foi destinada a instituições que combatem esse crime;

-Trade foi inspirado na dramática reportaem publicada pela revista New York Times, intitulada de “The Girls Next Door”, escrita por Peter Landesman’s;

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tiago said, on 20 de August de 2009 at 6:01 PM

    Vou procurar ver…
    nw sei se vc ja viu mas tem um nacional mto bom…Ja postei no meu fotolog,acho que se chama Criancas do Sol,nw tenho certeza,ja faz um tempinho.

  2. dabidomo said, on 21 de August de 2009 at 5:47 AM

    Já assisti esse nacional tbm, mas acho que Trade é melhor. Sem querer ser paga-pau de gringo.


Leave a Reply

